terça-feira, 19 de agosto de 2008

Vinho

Oi gente, muito tempo que não escrevo...

Me pesei no domingo e emagreci somente 200g. Mas pelo menos emagreci, certo?

Nesse sábado, foi difícil contar os pontos, pois fiz uma aula de degustação de vinho. Foi muito legal! Mas achei muito difícil identificar os aromas e gostos por trás do vinho. Preciso treinar mais!!
O vinho que eu mais gostei, foi um espumante (champagne é um vinho espumante, porém não se pode mais falar Champagne, pois é específico de uma região na Europa, o certo é falar espumante) chamado Terra Nova, pois achei ele bem docinho! Muito gostoso
Com esse final de semana voltado ao vinho, resolvi postar algo sobre ele. Fui pesquisar os benefícios que o consumo moderado de vinho traz para a gente. Antes de mais nada, vamos lembrar que o vinho tem 2 pontos cada taça.

Doenças coronárias: o consumo moderado de vinho controla os níveis sangüíneos de algumas substâncias químicas inflamatórias chamadas citocinas. Estas, por sua vez, afetam o colesterol e as proteínas da coagulação. O vinho é capaz de reduzir os níveis de LDL e aumentar os de HDL (colesterol bom). Com relação à coagulação, o vinho torna as plaquetas presentes no sangue menos aderentes e reduz os níveis de fibrina, evitando que o sangue coagule em locais errados. Estes efeitos poderiam prevenir o entupimento de uma coronária, evitando um infarto do miocárdio.
Doenças do cérebro: Quando consumido com parcimônia, o vinho parece reduzir o risco de demência, incluindo o Mal de Alzheimer. Além da ação antioxidante, os vinhos melhoram a circulação cerebral, com o fazem com a circulação coronária. Sabe-se, ainda, que as chances de apresentar depressão são menores em consumidores moderados de vinho.
Doenças respiratórias: Experimentos recentes têm demonstrado que o vinho é capaz de reduzir as chances de uma infeção pulmonar, sendo mais eficaz que alguns antibióticos modernos.
Doenças do aparelho digestivo: O consumo moderado de vinho está associado a uma menor incidência de úlcera péptica por uma série de razões: alívio do estresse, inibição da histamina, ação antimicrobiana contra o Helicobacter pylori, bactéria implicada na gênese da úlcera duodenal..
Sangue e anemia: O álcool ajuda o organismo a absorver melhor o ferro ingerido nos alimentos. Além disto, um copo de vinho tinto contém, em média, 0,5mg de ferro.
Visão: O vinho reduz a degeneração macular, causa comum de cegueira em idosos.
Além de outras doenças, que encontrei num site referente a notícias sobre a saúde.

Que tal uma pequena taça de vinho de vez em quando? Melhor do que o chopp que fornece uma barriguinha safada, não é mesmo??

Qualquer dúvida ou sugestão, me avisem!
-> Respondendo ao comentário anterior: realmente, gelatina o tempo inteiro deve enjooar, mas de vez em quando é bem gostoso e faz bem ;)
bjs

Nenhum comentário: