domingo, 21 de dezembro de 2008

Mês de Dezembro

Pessoal,


como esse mês de Dezembro é periogosissimo, achei uma reportagem no site do Vigilantes do Peso e vou publicá-la exatamente como aparece escrito, pois é uma dica de sobrevivência de umas das orientadoras! vale a pena dar uma lida!
"Aqui estão quatro passos simples para manter o foco durante um dos meses mais difíceis do ano.
Rabanadas e panetone não combinam com os segredos de Elizabeth Josefsberg, orientadora e Associada Vitalícia. Faça deste um ano que valha a pena lembrar! Ah, Dezembro. Depois de 5 anos como orientadora, sei que as minhas reuniões vão ficar muito vazias.
Todo ano, nesta época, os associados jogam a toalha e decidem esperar até 1º de janeiro para voltar ao programa.
Embora muitos vejam dezembro como a época mais difícil de emagrecer, eu acredito que é tudo uma questão de como você encara a situação! Abandone a atitude derrotista: esta época do ano não tem que ser um colapso. Apenas algumas ferramentas simples podem colocá-lo no controle para atravessar tranquilamente as festas com uma atitude positiva de quem sabe o que faz.
A primeira coisa que você precisa fazer é perguntar a si mesmo o que você quer que aconteça este ano. Quer emagrecer? Manter o seu peso? Ou um pequeno ganho é aceitável? Uma vez determinada qual dessas opções é a sua, os princípios são os mesmos.
Depois de vários períodos de festas com o programa, estas são as coisas que eu descobri para me manter firme às minhas decisões e objetivos.
1. Escreva.Todo ano, crio um calendário para dezembro. No primeiro dia do mês, sento e planejo tanto quanto possível. Depois:
• Anoto as datas de cada evento e festa;
• Marco os dias em que planejo me exercitar;
• Destaco os dias em que posso me manter na minha Cota Diária de PONTOS porque não vai acontecer nada de diferente;
• Marco os dias em que planejo assistir às reuniões;
• Registro o meu peso atual nos dias em que me peso.
Esse calendário é importante porque lhe dá uma idéia do que esperar do mês. Ele pode parecer um campo minado ou ajudá-lo a reparar que há muitos dias em que não acontece muita coisa. Observando isso, pergunte-se se a decisão que você tomou (perder, manter ou ganhar) é viável. Seja honesto e se liberte se decidir que precisa viver um pouco este ano e que um pequeno ganho é uma troca aceitável pela diversão e diminuição do estresse que vai ter.
2. Vá em frente.Aconteça o que acontecer, pese-se semanalmente. Independente da sua decisão sobre o peso, você precisa de um feedback, para saber o que está acontecendo. Se não, você pode exagerar nas proporções e jogar a toalha porque imagina que as coisas são piores do que realmente são. Pesar-se pode fazer com que um ganho de 1 kg não vire um ganho de 3 kg.
3. Comunique-se.Durante os momentos difíceis, muitos de nós têm a tendência a se afastar do programa. É exatamente o oposto do que se deve fazer. Proteja seu compromisso com o programa ferozmente, faça disso uma prioridade, de forma positiva e renovadora.
Se você assiste às reuniões, não falte para terminar seus projetos de férias ou participar de eventos sociais. Fique firme e recuse-se a faltar até mesmo uma. Ainda assim, seja flexível. Talvez você precise encontrar reuniões diferentes que são mais convenientes aquela semana ou até assistir a mais de uma, para ajudá-lo na sua decisão. Se você segue o programa Em Casa, reserve um tempo para explorar o nosso site e ler os artigos e Histórias de sucesso.
4. Troque dicas.Como orientadora e Associada Vitalícia, de uma coisa eu tenho certeza: nunca vou saber tudo. Estou sempre aprendendo. Então, use as festas como uma oportunidade não só de pedir conselhos, mas também de compartilhar as suas melhores dicas para sobreviver às próximas quatro semanas. Você realmente vai ter um feliz ano novo. "
Bem é isso gente!
Se eu não postar aqui até o Natal: Feliz Natal!
bjs